Mudar de carreira em tempo de Pandemia? Apostar no digital

A startup Eddisrupt lançou uma nova plataforma online de ensino e quem quiser inscrever-se vai ter a ajuda de um mentor que estará à distância de um clique pronto para acompanhar os alunos numa aprendizagem ao seu ritmo.

Remote mentorship
Remote mentorship

Teletrabalho, tele-escola e que tal tele-mentoria? A startup Eddisrupt lançou uma nova plataforma online de ensino para aprender a programar, com o objetivo de ajudar todas as pessoas, afetadas profissionalmente pela pandemia que o mundo está a enfrentar, a iniciar a sua reconversão profissional para ingressar numa carreira como programador informático (ou software developer).

Com as escolas fechadas, as aulas passaram para o online e discute-se qual o melhor formato educativo 100% online em Portugal. Com a Eddisrupt aprender a programar vai ser mais fácil do que imagina. A startup lançou um novo conceito de ensino - o MentorCamp - um percurso formativo em modelo Peer-to-Peer (de pessoas para pessoas), que junta alunos com mentores profissionais e dentro de uma comunidade online. A intenção é permitir aos alunos uma aprendizagem ao seu ritmo, com o acompanhamento de mentores e numa comunidade que fomenta a entreajuda entre colegas.

Os dois factores cruciais que levaram a Eddisrupt a ter a iniciativa deste projeto estão relacionados com a digitalização forçada da economia e a reconversão para uma carreira de programador. Estes motores levaram à mentoria online.

Digitalização forçada da economia

Food delivery platforms
Food delivery platforms

A pandemia da Covid-19 afetou aparentemente todos os setores da economia mundial, mas há um setor que parece prosperar como nunca: o digital. Todas as entidades, públicas e privadas, estão a adotar soluções para digitalizar processos, informação e comunicação e o estado de maturidade de tecnologias de trabalho colaborativo, soluções na Cloud e acesso remoto aos servidores das empresas permitiu o que há poucos anos seria impensável: o teletrabalho.

A economia está a sofrer um processo de digitalização transversal e com este advém a necessidade de mais profissionais qualificados para dar resposta ao desafio. Portugal e o Mundo precisam de mais programadores.

Reconversão para uma carreira de programador

Work in Tech
Work in Tech

Um emprego de qualidade com um salário acima da média acompanhado de benefícios e perspectivas de progressão de carreira é o objetivo de muitos de nós. No contexto da pandemia em que vivemos, este cenário parece difícil de alcançar, mas a verdade é que continua a verificar-se uma enorme demanda por programadores informáticos.

Há cerca de dois anos, a Comissão Europeia previu uma escassez de 500 mil programadores em 2020. Para Portugal previu-se uma escassez de 40 mil programadores.

A área da programação em Portugal oferece emprego (quase) garantido. Valores apurados pela startup de recrutamento tecnológico Landing Jobs revelam salários entre 20 e 26 mil euros brutos anuais para um programador junior front-end (uma das vertentes de programação mais procuradas em Portugal), com perspectivas significativas de progressão.

Porquê a mentoria online?

Online Mentorship
Online Mentorship

Cursos presenciais com horário e duração definidos privilegiam a interação social e o acompanhamento de um formador, mas podem tornar-se limitativos. Requerem deslocações, cumprimento de horários e um esforço contínuo para corresponder aos prazos impostos que podem ser incompatíveis com outras obrigações dos alunos. No sentido oposto, cursos online em vídeo sob demanda são flexíveis e escaláveis, conseguem chegar a mais pessoas com preços geralmente mais acessíveis, mas falham no compromisso, interação e apoio aos alunos.

A mentoria online pretende unir a interação e o acompanhamento do ensino presencial com a escalabilidade, acessibilidade e personalização do ensino à distância.

A Plataforma Eddisrupt e o MentorCamp

Online Platform
Online Platform

A plataforma permite aos alunos aceder a mentores, dentro de uma rede de programadores profissionais com currículos que incluem empresas de renome internacional como Siemens e Volkswagen.

Os mentores acompanham o percurso dos alunos através de aulas remotas e com o apoio de currículos testados. Os alunos poderão agendar aulas ao seu próprio ritmo com os mentores, que têm o papel de transmitir fundamentos, ajudar a ultrapassar obstáculos e partilhar "insights" da sua experiência real no mercado de trabalho. A comunidade online do MentorCamp junta todos os alunos e mentores, fomentando o espírito de entreajuda em torno de um objetivo comum.

O que dizem os fundadores da Eddisrupt

“Com a ajuda da tecnologia, queremos mais pessoas a construir o futuro do mundo e o seu próprio futuro, criando uma ótima carreira e vida.”

A programação ou desenvolvimento de software é uma skill que pode mudar vidas: sem desemprego, com melhores salários do que a média do mercado e a possibilidade de construir uma carreira profissional gratificante a desenvolver projetos fantásticos que podem contribuir para moldar o futuro.

Sabemos que aprender a programar pode tornar-se uma tarefa bastante complicada, demorada e, por vezes, desmotivante. Mas nós não deixamos ninguém para trás, desenvolvemos um percurso formativo que aborda uma das tecnologias mais procuradas do mercado, a realizar com o acompanhamento de mentores e numa comunidade que partilha os mesmos objetivos. Tudo para garantirmos o sucesso dos nossos alunos da melhor forma possível.

Gostaria de mais informação ou utilizar o conteudo deste artigo?

Por favor contacte: