Filipa Monteiro

Software Engineer at Siemens

Jan 7, 2019

Bootcamp De Programação Eddisrupt - O Que Penso Dele


Filipa Monteiro
Filipa Monteiro - 3ª Edição

Quem sou

Olá! Sou a Filipa Monteiro e estou a participar na 3ª edição do Coding Bootcamp da Eddisrupt. 


Sou Engenheira Mecânica e, ao longo do meu curso, tive oportunidade de aprender um pouco de MATLAB e alguns conceitos básicos de programação. Contudo, sempre quis aprender a programar “a sério” e, por isso, comecei a pesquisar qual seria a melhor linguagem para aprender primeiro. 


Do Online à Eddisrupt

Javascript era constantemente referida como sendo “a linguagem do futuro” e ainda dava para programar apps? Perfeito! Encontrei um curso online com ótimas reviews e comecei a ver alguns vídeos. 


Apesar da qualidade dos vídeos, rapidamente comecei a sentir que o meu progresso iria ser muito mais rápido se partilhasse esta aprendizagem com outras pessoas e, melhor ainda, se tivesse alguém com quem tirar dúvidas mais específicas (um professor, digamos). 


Eis que me aparece um anúncio do Bootcamp da Eddisrupt e, após alguma ponderação, decidi tentar a minha sorte. E que sorte! Fui uma das participantes escolhidas :)


Em Que Ponto Estamos No Bootcamp

Estamos a meio do bootcamp e têm sido 3 meses de muitos desafios! No processo de seleção tivemos de completar alguns cursos online sobre Javascript, HTML e CSS. 


Por isso, quando começámos as aulas, os desafios que nos foram propostos já apresentavam um grau de dificuldade considerável (como por exemplo criar a página estática do Medium ou do AirBnB). 


Tivemos um pequeno choque inicial mas não foi nada de inesperado dado que nos alertaram previamente para as horas que teríamos de despender para ter sucesso no curso. 


Óbvio que nem todas as semanas têm o mesmo grau de exigência mas, no geral, tens de estar preparado para trabalhar a sério para conseguir acompanhar todos os conteúdos e ir entregando todos os desafios a tempo (domingo às 23h59 é sinónimo de deadline em 99% das semanas). Mas não te deixes intimidar. 


Como é o Ambiente No Curso De Programação

Os mentores são super acessíveis e estão sempre disponíveis para tirar dúvidas ou explicar novamente a matéria caso não a tenhas percebido a 100%. Os colegas são também outro grande apoio e o facto de sermos todos tão diferentes, tanto em idade (dos 20s aos 40s) como em background (das engenharias às humanidades), torna o ambiente ainda mais estimulante e amigável.


Como é Conciliar o Bootcamp Com o Meu Trabalho

Conciliar o bootcamp com o meu emprego e todas as minhas outras atividades tem sido uma das maiores dificuldades mas, com organização e disciplina, tem sido possível. E, numa altura em que saber programar está a tornar-se quase tão valioso como saber falar inglês, conseguir adquirir tanto conhecimento em tão pouco tempo tem feito o esforço valer a pena :)


A Minha Opinião Sobre a Eddisrupt

Ao ser um projeto relativamente recente, notam-se ainda alguns pontos de melhoria, tanto a nível de apresentação de conteúdo como de organização. Contudo, a Eddisrupt tem-se mostrado sempre acessível e atenta ao feedback, tentando sempre melhorar a nossa experiência de aprendizagem.




Bootcamp Programação

Full-Stack Developer

Lisboa | 1 Março 2019

Depois de fazeres o nosso bootcamp de programação um jedi ao pé de ti será uma criança! Descobre como em 24 semanas podes tornar um full stack developer.

Bootcamp Programação
Fullstack Developer

Lisboa | 1 Março 2019

Depois de fazeres o nosso curso de programação um jedi ao pé de ti será uma criança! Descobre como em 24 semanas te tornas um full stack developer.

saber mais