Diogo Leitão

Content Creator at Eddisrupt

Jan 8, 2019

4 Formas de Ganhar Dinheiro Sabendo HTML e CSS

ganhar dinheiro


A indústria tecnológica é muito de “skill-based”. 


Uma realidade bem diferente quando comparado com outras indústrias que exigem um diploma. Um papel que consome anos da tua vida e alguns milhares de euros da tua conta bancária.


Por outras palavras, nesta área o que importa é saberes resolver os problemas para atingir os resultados pretendidos.


No nosso artigo "Onde é que posso ganhar mais (e melhor) em IT?" podes saber exactamente quanto é que se pode ganhar nesta área.


Dá Os Primeiros Passos

Claro que se queres ser um “Boss” do desenvolvimento Web vais ter de aprender muito mais. Mas tem de se começar por algum lado certo?


Criámos um minicurso de programação de 5 horas para te orientar o início. Com ele vais aprender o essencial do HTML e CSS. No decorrer do mesmo ainda vais clonar parte do site do Netflix e colocá-lo no ar de forma gratuita.


Começa já o curso e obtém os conhecimentos essenciais para começares na área.


O Quê é HTML e CSS

Só para que não haja margem para dúvidas deixamos-te um breve enquadramento sobre HTML e CSS. 


HTML é uma linguagem de marcação. É usada para dar forma/estruturar a um web site. Sem ela não se consegue fazer nada aparecer na Web.

Temos também o CSS que é uma linguagem utilizada para “estilizar” as páginas Web.


Com esta linguagem pode-se adicionar/formatar estilos, como cores, fontes, espaçamento, etc.


4 Formas De Rentabilizar As Coding Skills

Aqui tens a lista das “4 Formas De Ganhar Dinheiro Sabendo HTML e CSS”.


Deixamos-te alguns exemplos práticos de trabalhos ou posições que os interessados em HTML e CSS podem querer procurar.


No fim partilhamos uma 5ª forma de ganhar dinheiro. Mas esta já é para um nível superior. Já tens de saber JavaScript também.


1. Criar Um Static Website Para Um Cliente

ganhar dinheiro


Uma vez que os trabalhos em tecnologia são essencialmente de cariz “prático”. 


A melhor forma de aprender algo nesta área é mergulhar no conteúdo e por os conhecimentos em prática o mais rápido possível. Por isso é que os Bootcamps de Programação são tão apelativos.


Procura alguém que esteja a começar um negócio ou um projeto.


Alguém que precise de uma presença online. Independentemente de ser um amigo, familiar ou um contato mais profissional. 


Com o crescer da tua experiência e conhecimento, as possibilidades de negócio e reconhecimento profissional vão crescer também.


2. Customizar Um Blog Para Um Cliente

Os conhecimentos em HTML e CSS podem render de diferentes formas. 


Uma boa forma de começar no ramo pode ser realizar pequenos ajustes a Blogs ou sites como Blogger, Wix, WordPress, etc. Estas tarefas podem garantir trabalho e um respectivo pagamento.


O WordPress (e restante companhia) ofereça um leque grande e diferenciado de opções ao nível dos temas disponíveis em stock. 


Contudo, há sempre algo nesses temas que “podia estar mais ao meu gosto”. É aí que as tuas capacidades de HTML e CSS podem ser úteis ao satisfazer as necessidades dos insatisfeitos.


Começa já o nosso curso gratuito de 5h para aprenderes as bases de HTML e CSS. 


Neste curso de programação vais aprender estas 2 linguagens ao clonar parte do site da Netflix. No fim ainda aprendes a lançar o site online. 


3. Cria Um Website Em WordPress.com

ganhar dinheiro


O WordPress é um dos mais famosos CMS (Content Management System). Funciona como um software que permite criar, publicar e gerir conteúdo online. 


Dentro do WordPress existem duas versões diferentes.


O WordPress.org, onde é necessário o download e instalação num servidor web. Como tal requer alguns conhecimentos técnicos.


Por sua vez o WorPress.com é uma plataforma de hospedagem que pode ser usada sem conhecimento técnico prévio. Por ser mais simples, os utilizadores estão limitados aos templates e opções existentes na mesma.


Se a intenção for criar conteúdo original e de acordo com os objetivos específicos do utilizador é necessário utilizar HTML e CSS. Logo o necessário vai ser o WordPress.org.


Se criar uma página de raiz como WordPress Developer utilizando a versão .org for algo ainda assustador. Sugerimos que encontres clientes com necessidades mais simples. Algo como apenas uns pequenos ajustes ou remodelações simples.


4. Arranja Trabalho Como Criador e Gestor De Conteúdo Web

Saber HTML e CSS pode ser algo especialmente interessante se juntares determinadas Skills.


Se estás a passar por uma transição profissional e numa das tuas últimas profissões obtiveste a famosa “Project Management Experience”. Saber HTML e CSS pode ser super vantajoso.


Podes juntar estas 2 skills e tornar-te um “Website Producer”. Não é necessário um conhecimento muito aprofundado em programação para exercer este trabalho. 


Ao contrário de um Web Developer, um criador de conteúdo web ou Web Producer tem a função de edição e criação de conteúdo que aparece no website. É também responsável pela otimização desse mesmo conteúdo e da maneira como ele vai ser apresentado ao utilizador.


No Nível Acima

Todos estes 4 exemplos são de baixa complexidade. 


Isto significa que a cada dia que passa vai haver mais pessoas a saber HTML e CSS. Isto porque só precisas de umas semanas de dedicação árdua para dominares o essencial destas linguagens.


Se procuras algo com maiores recompensas então o próximo exemplo é exactamente o que precisas!


Torna-te num Junior Web Developer



Hoje em dia sabendo HTML, CSS e JavaScript podes ser um Full-Stack Developer. O que significa que podes tanto trabalhar no Front-End como no Back-End.


Como é que isto é possível? Através da tecnologia Node.js!


Com Node.js podes usar o JavaScript no Back-End. Algo que simplifica muito a vida dos programadores. Em vez de teres de aprender 4-5 linguagens só precisas de saber estas 3. HTML, CSS e JavaScript.


O Que Faz Um Web Developer

De forma muito simplificada os/as Web Devs são quem cria os Sites e Web Apps

Facebook, Uber, Airbnb, Netflix, Linkedin, etc… Todas estas marcas precisam de Web Developers para criar os seus produtos.


Se o que procuras para a tua vida profissional é criar tecnologia. Então a profissão que procuras pode ser a de Web Developer.


Descobre como o nosso Geeks Assemble - Coding Bootcamp te pode fazer alcançar os teus objectivos profissionais!


Em apenas 24 semanas vais aprender a programar e vais ficar ao nível de um junior developer.


Mãos à Obra

Agora é contigo! Já sabes algumas formas de rentabilizar os teus conhecimentos e também descobristes como é que nós na Eddisrupt te podemos fazer passar ao nível seguinte. 


Alguma coisa que precises estamos por aqui!


Bootcamp Programação

Full-Stack Developer

Lisboa | 1 Março 2019

Depois de fazeres o nosso bootcamp de programação um jedi ao pé de ti será uma criança! Descobre como em 24 semanas podes tornar um full stack developer.

Bootcamp Programação
Fullstack Developer

Lisboa | 1 Março 2019

Depois de fazeres o nosso curso de programação um jedi ao pé de ti será uma criança! Descobre como em 24 semanas te tornas um full stack developer.

saber mais